O INOCOOP-SP

O INOCOOP-SP realiza o Sonho da Casa Própria há 50 anos

Um dos grandes marcos na história da política habitacional brasileira foi a criação do Sistema Financeiro
da Habitação - SFH e do Banco Nacional da Habitação-BNH, através da Lei 4.380/64.

O BNH tinha como objetivo combater o já significativo déficit habitacional do País e incentivar o desenvolvimento urbano com a construção de moradias econômicas e dignas para as classes trabalhadoras de baixa e média rendas.

Dentre os programas implementados pelo BNH, destacou-se o Programa de Cooperativas Habitacionais, desenvolvido pelo Eng. João Machado Fortes, então diretor do banco.

As Cooperativas Habitacionais, em sua grande maioria, eram formadas por trabalhadores sindicalizados que necessitavam da devida assessoria profissional, a baixo custo, nas áreas técnica, social, jurídica, administrativa e financeira para levar adiante seus planos de produção e aquisição de moradias.

Para realizar esta prestação de serviços de forma competente e confiável, foi fundado o INOCOOP-SP - Instituto de Orientação às Cooperativas Habitacionais de São Paulo em 20 de dezembro de 1966 por um grupo de empresários de elevado espírito de Responsabilidade Social, ligados à ADCE-SP - Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas de São Paulo. teste

Após a extinção do BNH em 1986 e as modificações ocorridas nos financiamentos do SFH, notadamente com a Constituição de 1988 e a implantação do SFI – Sistema de Financiamento Imobiliário e suas regulamentações que trouxeram maior segurança aos empreendedores e adquirentes, o INOCOOP-SP prosseguiu sua ininterrupta atuação de forma responsável e diversificada, tendo já ultrapassado a marca de 100 mil moradias entregues distribuídas em mais de 80 municípios paulistas.

O que fazemos

O INOCOOP-SP presta assessoria às Cooperativas Habitacionais nas áreas técnica, jurídica, social, administrativa e mercadológica, desde a fase da escolha de terrenos, desenvolvimento de projetos, aprovações, obtenção de financiamentos, até a efetiva construção e entrega das moradias, atuando tanto em empreendimentos próprios como também através de recursos repassados pela Caixa Econômica Federal e outros agentes financeiros.

A atuação desde a concepção inicial de cada empreendimento somada à experiência acumulada e sem a adição do lucro da incorporadora, resulta na entrega de moradias normalmente abaixo dos preços de mercado garantindo aos adquirentes a realização de um negócio seguro com valorização constante.

Nossos Valores

Desde sua criação, o INOCOOP-SP manteve uma postura ética, de relevante responsabilidade social.

Sua principal missão é reduzir o déficit habitacional brasileiro com desenvolvimento social. Essa orientação é baseada nos valores cristãos, sob o conceito humanista do BEM COMUM.

O INOCOOP-SP define o seu negócio como sendo:

SOLUÇÕES DE INCLUSÃO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL POR MEIO DA
PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ASSESSORIA HABITACIONAL

Responsabilidade Social

Além da característica notadamente social do trabalho que realiza, o INOCOOP-SP tem significativa postura de responsabilidade social e socioambiental.

Para o INOCOOP-SP, mais importante do que construir uma habitação é construir um Lar, buscando sempre o maior bem estar para o maior número de pessoas ou seja: O BEM COMUM.

O Instituto tem uma preocupação histórica com o meio ambiente, tendo implantado em diversos de seus empreendimentos áreas verdes, de recreação e de preservação maiores do que as exigidas por lei.

Outro ponto relevante considerado pelo Instituto é a seleção das áreas para a construção das residências. Nesses casos, são analisados o impacto ambiental, a insolação, as condições topográficas, possibilidades de erosão e necessidade de supressão vegetal, bem como as soluções de tratamento e destino final de efluentes, o que resulta em habitações com melhor qualidade de vida.

Os novos projetos do INOCOOP-SP já contam com pavimentação intertravada para permitir a permeabilidade do solo, medições individuais de consumo, previsão para aquecimento solar e descargas de consumo controlado.

O INOCOOP-SP colabora regularmente com entidades assistenciais e co-patrocina iniciativas de caráter educativo ou de cunho social relevante.

O INOCOOP-SP faz também parcerias com o poder público, visando a implementação de melhoramentos urbanos.

Estrutura do INOCOOP-SP

Para melhor atender as necessidades dos adquirentes e futuros adquirentes das moradias produzidas com sua assessoria, o INOCOOP-SP disponibiliza uma Central de Relacionamento que poderá ser acessada pelo telefone: (11) 3736-2000 e pelo e-mail : relacionamento@inocoop-sp.com.br

Departamento Técnico

Responsável pela análise técnica de terrenos, coordenação e aprovação dos projetos habitacionais, fiscalização das obras, e o atendimento pós-ocupação.
Participa de assembléias com os adquirentes para prestar os esclarecimentos pertinentes à área técnica.

Departamento Jurídico

Responsável pela análise documental dos terrenos, elaboração dos contratos de empreitada, de assessoria, de ato cooperativo, entre outros. Elabora memoriais de incorporação e coordena o registro das incorporações nos respectivos cartórios.
Participa de assembléias com os adquirentes para prestar os esclarecimentos pertinentes à área jurídica.

Departamento Financeiro

Atua em todos os assuntos relativos à parte financeira dos adquirentes das moradias; controla os pagamentos de cada associado, emissão de boletos, controle de saldo devedor, etc.

Departamento Habitacional

Responsável pela constituição, registro, acompanhamento e liquidação de cooperativas Habitacionais, além da convocação e registros de assembléias gerais.

Departamento Comercial/Marketing

Organiza a comercialização das unidades e é responsável pelo relacionamento com os adquirentes desde a adesão até a ocupação das unidades visando assegurar a plena satisfação de cada um.

Departamento Contábil

Responsável pelos registros contábeis, fiscais e documentais dos empreendimentos, das cooperativas e do INOCOOP-SP, incluindo a elaboração de balancetes, balanços anuais, apuração de resultados. Participa das assembléias gerais das cooperativas prestando esclarecimentos referentes à prestação de contas.

Departamento Administrativo

Responsável pela documentação do INOCOOP-SP, manutenção da sede, recepção, telefonia e secretaria.

Diferencial

Valorização contínua dos imóveis, qualidade, preço justo, parcelas acessíveis e localização são alguns dos destaques das cerca de 100 mil unidades entregues pelo INOCOOP-SP em toda sua história.

Em seus 48 anos de existência, o INOCOOP-SP tornou-se reconhecido em todo o Estado de São Paulo pela qualidade de suas obras, pelo preço justo e facilidade de aquisição dos imóveis, com financiamento pelo Sistema Financeiro da Habitação (SFH) e também no programa MINHA CASA MINHA VIDA.

As casas, prédios, conjuntos habitacionais e condomínios construídos pelo Instituto, em mais de 80 municípios paulistas, têm se destacado também pela localização. Esse fator, entre outros, possibilitou uma significativa valorização em praticamente todos os empreendimentos, motivo de orgulho para o INOCOOP-SP e comemoração para os proprietários.

O INOCOOP-SP foi pioneiro em construir condomínios residenciais em locais que superaram as expectativas de desenvolvimento e valorização imobiliária, demonstrando uma visão de futuro cujos maiores beneficiários foram as famílias adquirentes de moradias em empreendimentos tais como o Butantã, Cantareira, Alto de Pinheiros, Alto da Lapa, Interlagos, Natingui, Santo Amaro, Santa Cruz, Vila Monumento, e tantos outros na capital, região metropolitana, interior e litoral.

Residencial Santa Cruz – um exemplo bem-sucedido:
Na capital paulista, os diferenciais dos conjuntos do INOCOOP-SP podem ser facilmente identificados. Seguindo a característica do Instituto de construir em bairros que tendem a se valorizar com o tempo, o residencial Santa Cruz, na Vila Mariana, é um bom exemplo. Em 1980, quando os prédios foram construídos, o bairro já era considerado de padrão elevado, pois ficava próximo à Avenida Paulista e ao centro da cidade. Mesmo assim, o INOCOOP-SP estabeleceu preços e condições de pagamento acessíveis.

Desde então, houve a construção de quatro estações de metrô próximas (Santa Cruz, Vila Mariana, Chácara Klabin e Imigrantes), hospitais, o Shopping Santa Cruz, faculdades, supermercados e terminais de ônibus. Outro fator que garantiu a valorização dos imóveis foi, sem dúvida, a quantidade de verde no empreendimento. Não raro, o INOCOOP-SP implanta áreas verdes maiores do que as exigidas pela legislação.

Alto da Lapa – outro exemplo:
Outro bairro considerado de alto padrão da capital paulista, o Alto da Lapa, também tem residenciais do INOCOOP-SP. Além de estar bem localizado, próximo à conhecida Praça Panamericana, às marginais Pinheiros e Tietê, às rodovias dos Bandeirantes e Anhanguera, o bairro é extremamente arborizado. Mesmo assim, foi possível aos adquirentes pagar as prestações. Os imóveis financiados na época valorizaram com o desenvolvimento da região. Quem mora lá até hoje vive num bairro próximo ao centro e com grandes áreas verdes.

Newsletter

Receba novidades por e-mail

Atendimento por Whatsapp

Receba um atendimento exclusivo via Whatsapp.
Preencha as informações abaixo: