Dicas

13 de maio de 2014

Apartamentos pequenos: boas soluções para compensar a falta de espaço

01-estante-vazada

Estante vazada

Vazada, feita de laca branca, a estante é a única divisória nesse micro-apartamento de 32 m². Segundo a arquiteta Fernanda Marques, ao mesmo tempo em que divide os ambientes, ela os une, ampliando assim o espaço.  Numa ponta, há uma base de estudos e na outra a mesa para refeições. A televisão tem uma base giratória, para que possa ser assistida tanto do quarto quanto da sala

Foto: Divulgação

 

02-cama-elevada

Cama elevada

Com 50 m², esse apartamento precisava ter um quarto confortável para o homem solteiro que ali vive e uma sala também confortável. Para isso, a arquiteta Regina Adorno optou por um cômodo que se transforma. De dia, é uma sala, com a TV virada para ela. À noite, o móvel da televisão gira, voltando-se para a cama que estava elevada em um móvel. Atrás dele, foi feito um closet .

Foto: Divulgação

 

03-cama-inteligente

Cama inteligente

Em apenas 26 m², a arquiteta Cyntia Sábat não podia criar muitos ambientes nessa quitinete. Então ela optou por fazer um único ambiente em que a cama e o armário predominam. A cama foi feita no estilo tatame. Uma de suas laterais se abre em dois baús para guardar roupa de cama, e sob ela estão três gavetões profundos, que recebem desde os sapatos, até os materiais de limpeza. O grande armário recebeu portas espelhadas, que além de ajudar a deixar o ambiente mais claro, não o deixam com cara de armário de quarto .

Foto: Divulgação

 

04-moveis-inteligentes

Móveis mutantes

Esse é ideal para quem vive em quitinetes. A princípio o ambiente parece uma sala com uma estante ampla e sofá (1). Mas nas horas das refeições, uma parte da estante se abre e vira mesa (2). E à noite, uma cama de casal pode ser revelada ali! (3) Tem mais: o sofá vermelho vira bicama, caso o morador receba visitas (4). Esses móveis estão à venda na Mobili Intelligenti .

Foto: Divulgação

 

05-uma-tv-para-todos-os-ambientes

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma TV para todos os ambientes

A arquiteta Ana Paula Barros optou por aproveitar os móveis da cozinha e a mesa de jantar fixa na parede, que considerou boas soluções já existentes no apartamento. Complementou a decoração com o predomínio do azul, para deixar o ambiente masculino. Fez também um rack com suporte central giratório, que permite que a TV seja vista do sofá, da mesa ou do canto de leitura. Somente o quarto é separado por um painel com prateleiras e porta de correr .

Foto: Divulgação

 

06-bancada-grande

Bancada grande

Criar uma espécie de espaço gourmet foi como o arquiteto André Martins conseguiu deixar esse pequeno apartamento de 35 m² mais amplo e acolhedor. Ele ampliou a bancada, levando-a até o meio da sala, com a mesa de madeira maciça. Com o fogão cooktop sobre o granito, ele fez com que os ambientes conversassem e parecessem um espaço só, sem divisões. O arquiteto também aproveitou o desnível que havia no teto para fazer uma prateleira com fundo espelhado para guardar as coleções do morador .

Foto: Divulgação

 

07-integracao-visual

Integração visual

Madeira e cores claras são os elementos que conectam todos os ambientes desse pequeno apartamento projetado por Marcello Sesso e Débora Dalanezi. Assim, os ambientes ficam mais integrado, dando a ilusão de um espaço mais amplo. No quarto dos dois meninos, os arquitetos fizeram uma cama beliche deslocada, permitindo o aproveitamento do espaço sob ela para nichos e prateleiras .

Foto: Divulgação

 

08-tudo-sob-medida

Tudo sob medida

Os móveis e armários desse apartamento foram todos feitos sob medida. Assim, as arquiteta Ellen Cavalcante e Paula Ferraz garantiram 100% de aproveitamento de espaço. Elas também optaram por integrar a cozinha com a sala e dar preferência às cores claras, fazendo os 46 m² do imóvel parecerem mais amplos .

Foto: Divulgação

 

09-jogo-de-espelhos

Jogo de espelhos

Neste apartamento bem masculino, a arquiteta Aclaene de Mello lançou mão dos espelhos para aumentar os 38 m²: eles aparecem na parede perto da entrada, sobre a cabeceira da cama e na porta do banheiro e do armário. Como a cozinha era muito pequena, a parede do hall foi aproveitada para embutir a geladeira . Uma bancada com lareira separa a sala do quarto .

Foto: Divulgação

 

10-pufes-sob-a-estante

Pufes sob a estante

Quando a proprietária recebe visitas no apartamento de 29 m², ela pode usar os pufes para ter mais assentos para os convidados. Mas assim que eles vão embora, os pufes voltam para debaixo da estante, deixando mais espaço livre. A estante com TV giratória define o ambiente do quarto, que está integrado com a sala de jantar, home office e cozinha. Projeto de Yolanda Vautier Franco .

Foto: Divulgação

 

11-divisorias-nao-definidas

Divisórias indefinidas

Apesar de não haver paredes nesse apartamento de 50 m², os ambientes estão bem definidos. A bancada deixa claro onde é a cozinha, ao mesmo tempo em que a estante vazada define o quarto da sala. A TV pode servir aos dois ambientes, por meio da rotação. A integração deixa o ambiente mais amplo, dando sensação de espaço. Projeto da Smart Décor, de Fernanda Marques .

Foto: Divulgação

 

12-sofa-em-l

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sofá em L

Confortável, o sofá em formato L pensado pelas arquitetas Daniella e Pricilla de Barros permite aproveitar até o mínimo canto da sala para criar um ambiente de conforto para assistir televisão e receber visitas. Com ele e os espelhos na parede, as profissionais conseguiram fazer com que a sala do apartamento de apenas 48 m² parecesse grande e receptiva .

Foto: Divulgação

 

13-copa-em-um-movel

Copa em um móvel

Esse flat de 30 m² foi pensado para um advogado que viaja muito e não tem o hábito de cozinhar. Por isso, a arquiteta Walléria Teixeira priorizou o que interessava a ele, que era  o conforto da cama, a televisão e uma bancada de trabalho, que foi feita em vidro, para deixar o ambiente leve. Ela projetou um móvel que serviu de mini-copa: dentro dele, estão uma pia e prateleiras para as louças e microondas. Sob o móvel, um frigobar e uma mini-adega .

Foto: Divulgação

 

14-deixando-a-luz-entrar

Deixando a luz entrar

Antes, este loft era dividido e os ambientes não comportavam os móveis. A máquina de lavar, por exemplo, ficava na cozinha. A arquiteta Maria Helena Torres optou por retirar as paredes do imóvel, aumentando assim o espaço útil e permitindo que a luz natural entrasse, dando sensação de amplitude. O teto foi rebaixado e recebeu rasgos para portas de correr, caso a moradora decida dividir os ambientes novamente no futuro. A coifa, sobre o cooktop, permite cozinhar sem que o cheiro invada os demais ambientes .

Foto: Divulgação

 

15-sem-divisao

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sem separação

Ligar os ambientes sociais do apartamento foi a forma que os arquitetos Marcelo Sesso e Débora Dalanezi encontraram para deixá-lo visualmente mais amplo. Uma estante vazada é o que separa o home theater da sala de estar e a sala de jantar, ao lado das demais, tem somente uma bancada entre ela e a cozinha. A opção por cores claras e a entrada de muita luz contribuem para o efeito visual .

Foto: Divulgação

 

16-moveis-modulados

Móveis modulados

No projeto de 48 m², as arquitetas Cinthia Garcia  e Andreia Karalkovas precisavam  garantir a existência de sala de estar e jantar, cozinha, quarto e sala de videogame em cômodos separados. Então elas apostaram no planejamento dos móveis, escolhidos a dedo. Na sala de estar e jantar, por exemplo, a mesa foi feita bem fina, encaixada na prateleira. De um lado dela, duas cadeiras, do outro, um banco com três assentos, para que possam ser recebidas visitas .

Foto: Divulgação

 

17-lavanderia-fechada

Lavanderia fechada

Não havia muito espaço para a lavanderia nesse apartamento de 40 m², por isso, a arquiteta Lilian Wexler optou por fazê-la fechada no fundo da cozinha. Para que tivesse ventilação, foi feita uma porta toda vazada, que permite a passagem do ar da cozinha. Esta recebeu também uma parede de espelho, para que parecesse mais ampla. Sala de jantar e home theater ficam integrados com a cozinha americana, para aumentar a ilusão de amplitude .

Foto: Divulgação

 

18-cozinha-escondida

Cozinha escondida

Este apartamento de 50 m² é praticamente apenas quarto e sala, integrados em um ambiente dividido por uma estante. Isso porque a cozinha fica escondida em uma cabine de portas sanfonadas. Quando está fora de uso, basta fechar as portas e pronto, nem parece que existe uma cozinha ao lado do home theater. Projeto de Ângela Borsoi e Sonia Lacombe .

Foto: Divulgação

 

19-sala-quarto

Sala-quarto em um móvel

Morando em um apartamento de um cômodo só, muitas vezes não há como ter sofá e cama. Falta espaço. O móvel ITO da Mobilli Intelligenti é ideal para esses casos: é uma sala, com sofá e estante, que pode virar cama de casal. E para facilitar, a estante desce sem virar, mantendo as peças no lugar. A marca possui vários outros móveis no mesmo estilo .

Foto: Divulgação

 

20-bancada-movel

Bancada móvel

A cozinha no estilo americano, integrada com a sala, ajuda a dar amplitude ao apartamento de 50 m². No dia a dia, a bancada que separa os dois ambientes funciona também como armário para os mantimentos do casal que vive ali. Mas em dias de eventos, ela pode virar aparador e ser movida para um canto, deixando mais espaço livre. Isso porque foi feita com rodízios e não é fixa na parede. Projeto de Ellen Ferraz e Paula Cavalcante .

Foto: Divulgação

 

21-somente-o-essencial

Somente o essencial

Para que os 35 m² do apartamento ficassem com um visual limpo e amplo, a arquiteta Denise Vilela optou por uma decoração em que somente o essencial fosse usado. Apenas os móveis essenciais e poucas peças de decoração, tudo em tons claros mesclados à madeira de demolição, que proporciona sensação de aconchego .

Foto: Divulgação

 

22-cozinha-painel

Cozinha painel

A área social desse apartamento de 55 m² foi valorizada pela arquiteta Gabriela Marques. A integração dos ambientes ajuda a criar a sensação de espaço, mas o quarto pode ser separado por uma porta de correr quando houver necessidade de privacidade. Para liberar espaço para a sala, a cozinha foi feita em um painel na parede: uma bancada com pia e cooktop, sobre armários para as louças, fica ao lado de dois armários, sendo que um é a dispensa e o outro esconde a geladeira .

Foto: Divulgação

 

23-tudo-que-ap-grande-tem

Tudo o que um apartamento grande tem

A exigência do morador desse apartamento de 33 m² é que pudesse ter ali tudo o que um apartamento grande teria. O arquiteto André Martins trabalhou então para que coubessem uma cozinha equipada, home theater e quarto completo ali. Para isso, integrou os ambientes. A bancada da cozinha já recebe a mesinha de refeições. A estante do home theater fica ao lado de um espelho e é também armário de roupas. A TV pode ser vista da cama ou do sofá – o aparador sobre a cama tem rodízios e pode ser tirado dali durante a noite .

Foto: Divulgação

 

24-sofa-dupla-face

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sofá dupla face

No apartamento de 50 m², a designer de interiores Yolanda Vautier Franco quis que os ambientes da sala, apesar de integrados fossem definidos. Ela projetou um sofá com duas faces, uma virada para o home theater e outra para o estar, eliminando assim a necessidade de dois móveis diferentes que ocupariam mais espaço. E para que a cozinha não ficasse na boca da porta de entrada, ela fez ali um bar, que faz a transição entre sala e cozinha.

Foto: Divulgação

 

25-cozinha-disfarcada

Cozinha disfarçada

Para ampliar esse apartamento de pouco mais de 50 m², os arquitetos Alexandre Marques e Andreia Teles optaram por integrar a cozinha com as salas. Mas para que ela não fosse a primeira parte da casa a vista para quem entra no imóvel, foi feito um painel de madeira com nichos ao lado da bancada que a esconde. E a sala de jantar, logo ao lado da bancada da cozinha, recebeu um espelho na parede, para que parecesse mais ampla .

Foto: Divulgação

 

26-cozinha-no-armario

Cozinha no armário

No Loft feito pelas arquitetas Danielle Garros, Dione Garros e Greice Albuquerque para o Casa Cor RS, os quatro ambientes se integram. É sala de jantar, estar, home Office e cozinha. Para que a cozinha não invadisse os demais espaços quando não fosse necessária, ela foi feita com lateral espelhada e porta de correr. Quando fechada, parece apenas um armário na sala .

Foto: Divulgação

 

27-linhas-horizontais

Linhas horizontais

O painel atrás da televisão é feito em linhas horizontais que continuam na cortina romana logo ao lado. Essas linhas ajudam a criar uma ilusão de amplitude. Ilusão essa que a arquiteta Ana Maria Moauwad continua com os espelhos em tiras horizontais. Eles também ajudam a refletir a luz no ambiente claro e todas essas características ajudam a criar a sensação de espaço mais amplo no apartamento de 40 m²  .

Foto: Divulgação

 

28-moveis-arredondados

Móveis arredondados

Além de integrar os ambientes neste pequeno apartamento, a arquiteta Cintia de Queiroz lançou mão dos móveis arredondados na decoração para aproveitar melhor o espaço. Sem cantos pontudos, esses móveis facilitam a circulação. As prateleiras próximas ao teto ajudam a criar linhas horizontais, que tem o efeito visual de alongar o ambiente .

Foto: Divulgação

 

29-espaco-aereo-aproveitado

Espaço aéreo aproveitado

Como acomodar um casal e quatro filhas numa quitinete de 25 m²? As arquitetas Maria Helena Torres, Gláucia Souza Lima e Michele Baruffaldi resolveram a questão aproveitando o pé direito alto do imóvel para fazer uma mezanino, no qual as meninas dormiriam. A área inferior ficou livre para cozinha e sala. Um sofá-cama na sala de estar foi usado para acomodar o casal .

Foto: Divulgação

 

30-area-social-e-de-trabalho

Área social e de trabalho

Pensado para um casal, esse apartamento de 50 m² precisava ter espaço para que um dos dois pudesse trabalhar enquanto o outro assistisse televisão. Por isso, a arquiteta Letícia Prodocimo bolou um móvel que servisse de escrivaninha ao lado do móvel da TV, aproveitando o ângulo da parede. E para que coubesse a cama de casal no quarto, ela colocou uma porta de correr. Na base da cama foram feitos quatro gavetões, para complementar o pequeno armário .

Foto: Divulgação

 

Fonte: http://mdemulher.abril.com.br/casa/fotos/decoracao/apartamentos-pequenos-boas-solucoes-compensar-falta-espaco-637494.shtml#1

 

Atendimento por Whatsapp

Receba um atendimento exclusivo via Whatsapp.
Preencha as informações abaixo: